eSocial

eSocial na Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

As informações dos eventos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) será a última etapa, iniciando em Janeiro de 2019 para grandes empresas.

O eSocial trará uma grande mudança no fluxo de informações relativas ao SST entre as empresas e os órgãos governamentais.

Irá alterar a rotina dos profissionais de segurança e saúde, exigindo integração plena com os gestores de RH e TI, que passarão a enviar eletronicamente informações sobre cada detalhe da condição de trabalho e os riscos envolvidos em suas atividades praticamente em tempo real.

Todos os parâmetros técnicos que justifiquem o pagamento de direitos trabalhistas como insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial deverão ser expostos claramente utilizando as tabelas e códigos definidos pelo Leiaute do eSocial.

Assim, uma nova cultura surgirá com o eSocial, promovendo um controle eficaz da exposição a agentes nocivos e a prevenção de doenças. Além disso, a validação incorreta das informações trata riscos para a empresa, como multas e ações trabalhistas, pois esta poderá ser cobrada na aplicação da lei.

Author